Eu sempre sonhei em ser veterinária. Aos 11 anos já sabia o que fazer, e nunca mudei de ideia. É uma profissão linda, que deveria trazer muita satisfação pra vida: salvar a vida de animais. Parece um sonho, não é mesmo?
Por que então existem tantos veterinários insatisfeitos, e muitos outros que já abandonaram a profissão?
O primeiro fator a considerar são os baixos salários, claro. Mas eu nem quero falar sobre isso aqui agora porque vou ficar ainda mais triste, quem sabe outro dia.
Na minha opinião o maior problema é a desvalorização da vida do animal. Muitas vezes o animal é tratado como um objeto, que é mais fácil substituir do que consertar quando ele "quebra". Quantas vezes já atendi animais que foram jogados no quintal quando ficaram doentes, só porque o dono "não aguentava ver o sofrimento dele", e que só foram trazidos à clínica quando não existia mais possibilidade de tratamento? Quantas vezes já ouvi "mas eu não quero gastar com ele"? Quantas pessoas trazem o animal para eutanásia porque não querem mais o animal, ou só porque não querem mais ter trabalho?
Várias pessoas me falam que amam animais e que ser veterinário deve ser lindo. E quando eu pergunto se os animais deles são vacinados, vários respondem que vacinam em casa de ração, ou eles mesmos compram e aplicam. Fora os animais vacinados apenas contra raiva na campanha, claro. Realmente, isso é amar mesmo os animais. Aposto que muitos desses que não são vacinados corretamente são regularmente tosados, e muitos donos gastam uma fortuna em roupinhas e brinquedinhos. Mas com veterinário é jogar dinheiro fora.
A veterinária deve ser vista de fora como uma profissão mágica, onde todos os profissionais são milionários e trabalham apenas para o bem maior. E aposto que muitos entraram na faculdade realmente pensando no bem maior (mas acho que a parte do milionários não é verdade para a maioria, infelizmente).
Mas não existe mágica: existem proprietários irresponsáveis, baixos salários, péssimas condições de emprego... e isso vai drenando nossas forças, dia após dia, bem lentamente...
É claro que nem tudo é ruim! Nada substitui o prazer de ver um animal melhor porque você tratou, porque o dono o ama e faz de tudo para que ele viva bem. Um proprietário que ouviu o que você disse, seguiu suas recomendações.
| Esse é o Peter, tem mais dele aqui! |
Muitas vezes eu amo minha profissão com a mesma intensidade que odeio!
Esse texto está confuso? Pois é, é assim que eu estou também...